Ceará de Todos homenageia Belchior

O grande poeta cearense Belchior deixou nossos corações mais vazios, sentiremos sua fatal, pois poucos conseguiram cantar poemas e tocar os corações de gerações como esse grande artista. Logo a seguir um belo texto de João Medeiros, retirado da página do UOL, onde ele resume um pouco esse grande cearense que nos deixou. No final um vídeo onde o inesquecível Chico Anísio faz homenagem ao grande Belchior. Não deixe de ler o testo e assistir o vídeo e matar um pouco da saudade desses dois cearenses ilustres!!

 

 

Antonio Carlos Belchior comandou uma rebelião silenciosa na música popular brasileira. Uma rebelião contra os totens da geração anterior (Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil), contra as limitações impostas pela ditadura policial, contra a diminuição do papel libertário da juventude na afirmação do futuro, contra os horizontes curtos da poesia musical de deglutição fácil.

Ex-monge capuchinho, ex-estudante de medicina, ele trouxe uma ética rígida de comprometimento e romantismo para a nossa literatura musicada, e ninguém jamais irá tão longe quanto ele, nunca. Primeiro, porque Belchior foi tão distante em seu questionamento que optou pela própria desaparição como sua derradeira obra.

De recursos musicais parcos, Belchior apareceu para a música em 1967, em Fortaleza, no Ceará, arregimentado na faculdade de medicina pelos amigos talentosos (Jorge Mello, Fausto Nilo, Augusto Pontes, Fagner, Amelinha) para as fileiras da música. Tocava um violãozinho limitado, conhecia Luiz Gonzaga e Cego Aderaldo, assim como Ray Charles e Beatles. Tinha, contudo, um componente delirante: a filosofia católica, que tinha estudado como frade no Mosteiro de Guaramiranga entre 1963 e 1966.

Seus embates entre a culpa católica e o visionarismo libertário fizeram dele o maior poeta de sua geração. Como Rimbaud e William Blake, que ele amava, atravessou territórios entre a alma e o corpo para forjar sua obra, que é inigualável.

Belchior viveu em festas faustosas e morou em canteiro de obras. Fascinou Elis Regina e também Raul Seixas. Enfrentou a exceção democrática com os versos mais duros e guerrilheiros que a MPB conheceu, mas que eram tão finos que os censores nem entenderam direito. Debateu com Caetano Veloso e foi ao Congresso em busca de melhores condições de pagamentos de direitos autorais.

Seus discos-chave são os três primeiros: "Mote & Glosa", "Alucinação" e "Coração Selvagem". Nesses três discos, exercitou as qualidades que o distinguiriam para sempre. "Mote & Glosa" é a experimentação mais vanguardística aplicada à tradição regional, ao pó do sertão. "Alucinação" é a visão do Dylan caboclo, é a transcriação da folk music em uma estrutura de romantismo suburbano. "Coração Selvagem" é o manifesto libertário, o rompimento com as amarras sociais.

Belchior viveu entre o Rio e São Paulo, estabelecendo-se nesta última. Foi o primeiro a fazer uma canção como se deve para a metrópole que abraçou, a paulicéia. Chama "Passeio", está no seu primeiro disco.

Produziu discos nos Estados Unidos ("Todos os Sentidos" e "Era Uma Vez um Homem e o Seu Tempo"), brigou de faca com seu grande antípoda musical, Fagner, amou muitas mulheres e foi cortejado como sex symbol pela indústria musical. “Mas a mulher, a mulher que eu amei, não não pode me seguir, não”. Almejou tornar-se independente da indústria e construiu suas próprias gravadoras (Paraíso Discos) e estúdio (Camerati). Fracassou.

Não houve artista mais fora dos trilhos do que Belchior na música brasileira. Foi o grande outsider da canção, até Raulzito era mais gregário do que ele. Fez canções concretistas em 1967, 1968. Falou de psicanálise, futebol, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Dante Alighieri, Drummond. Em suas canções, nada disso soa blasé, forçado, é tudo orgânico, macio, encaixado. Belchior nunca foi papudo - são famosos os versos de "Velha Roupa Colorida" nos quais ele cita Poe, Beatles e Luiz Gonzaga de uma tacada só.

A grandeza de sua poesia movimentou teses de doutoramento, acendeu a chama em artistas jovens do Brasil todo, que abraçava como parceiros, como Gracco (compositor de "Coração Alado") e até artistas de outros quadrantes, como Arnaldo Antunes e Aguilar, de São Paulo. Mas, em toda sua trajetória, o desejo de desaparecer, o inconformismo com os rumos da vida coletiva e também a individual marcavam seus versos. Cumpriu-se uma profecia. Como ele disse, na canção "Depois das Seis" (do disco "Objeto Direto"):

 

“Até logo. Eu vou indo.
Que é que eu estou fazendo aqui?
Quero outro jogo
Que este é fogo de engolir”

 


Últimas Notícias


Exemplo a ser seguido: torcida do Sport faz homenagem a Abel Braga

A polemica do gol do Inter contra o Luverdense, muito mais que erro de arbitragem!!!

Palmeiras x Corinthians e uma lição: dinheiro não compra tudo no futebol

7 problemas e 1 herói: o futebol brasileiro 3 anos após fiasco na Copa

Futebol, imediatismo e incoerência, nos contentamos com pouco.

Campeão brasileiro pelo Flu ganha vida vendendo sorvete em shopping

Por que o Brasil é o paraíso da impunidade para cartolas como Ricardo Teixeira e cia.

Corrupção na FIFA: filha de 10 anos de Ricardo Teixeira recebeu 8,4 milhões na época da escolha do Qatar como sede da copa de 2022.

Matéria do GE com Giulia, filha deficiente visual de Roger, atacante Botafogo, é uma lição de vida que merece ser vista

Transferência Internacional: clube formador do atleta tem direito a 5% dos valores envolvidos.

O raio x das finanças de 27 clubes brasileiros que faturaram mais de R$ 2 bilhões em cotas de TV em 2016

Por que o CEARÁ SC não é grande como sua torcida deseja e merece?!

A mina de ouro das categorias de base no futebol brasileiro

Marcelo Chamusca é o novo treinador do Ceará

Ricardo Teixeira desviou milhões da seleção em 'organização criminosa', diz procuradoria

#CEARADETODOS: PAPO TÁTICO COM TITE PARTE 2

#CEARADETODOS: Pedro Ken, largou contrato vantajoso na Rússia para vir jogar no Ceará e já foi campeão!!

Com título estadual de 2017, Ceará se consolida como maior campeão cearense da década!!!

Ceará de Todos homenageia Belchior

A caixa preta do futebol precisa ser aberta

Grupo de torcedores do Ceará quer mudança no estatuto para ter eleições diretas para presidente !!

As gestões no futebol brasileiro: por quê dificilmente funcionam?

Ausência de torcedores: A culpa não é só do Playstation

Corrupção no futebol: Clube de SC registra B.O. após goleiro ser aliciado: R$15 mil para sofrer 2 gols

Amigos Alvinegros, CearáIcó, várias caravanas rumo a Juazeiro para apoiar o Vozão hoje!!!

Guaraju e Ceará abrem segundo playoff das semifinais do estadual

Chapecoense x Atlético Nacional COL: Um jogo entre irmãos! #vamochape

#FORÇACHAPE Quatro meses após tragédia, Alan Ruschel faz primeiro treino

Na Espanha, time feminino vence campeonato masculino de futebol com números espetaculares!!

Causos do Futebol: a rapadura pode ser associada ao doping?

Ranking Primeiro Trimestre 2017 Sócio-Torcedores no Brasil

Ceará de Todos - Lançamento do Nosso Site

Um Ceará Sporting Club Moderno e Evoluído

Curta Nossa Fanpage